Objetos Lúdicos

Tudo pode ser brinquedo – uma caixa, um pedaço de madeira, uma roupa usada, um sapato maior que o pé. Brinquedos novos ou usados, saídos da loja ou reaproveitados têm o mesmo caráter desafiador e desencadeador de curiosidade que leva à interação e à brincadeira; são sempre um convite a brincar.
O Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha possui um acervo de brinquedos artesanais, versáteis em sua forma e uso, que possibilitam a expressão livre e criadora – um convite à descoberta e à experimentação. Esses brinquedos foram criados por jovens e educadores na convivência com grupos de crianças. Interagindo com materiais diversos como panos e bambus, brincadeiras antigas e novas vão sendo reinventadas configurando-se em um objeto novo e singular.
Na criação e confecção desses brinquedos contamos com a parceria do grupo de mulheres artesãs, Mulheres Solidárias: confecção e artesanato, da artesã Maria da Paz Macedo Pereira, do artista plástico Lino dos Santos Filho (Tio Lino), do artista plástico Robson Luiz Pacífico e do professor do departamento de Artes e Design da PUC-Rio, Vicente Barros.

Arco-Íris

Criado na Rocinha/rio de Janeiro em 2005no âmbito do projeto Rede Brincar e Aprender / CIESPI, sob a orientação de Vicente Barros tendo como intercessora Alciene Lopes Pereira.
Descrição: 12 retângulos de tecidos coloridos com velcro ao longo dos 4 lados possibilitando diferentes formas de conexão. E variadas formas de brincar.

Avental Canguru

Criado na Rocinha/rio de Janeiro em 2005no âmbito do projeto Rede Brincar e Aprender / CIESPI, sob a orientação de Vicente Barros tendo como intercessora Alciene Lopes Pereira.
Descrição: 12 retângulos de tecidos coloridos com velcro ao longo dos 4 lados possibilitando diferentes formas de conexão. E variadas formas de brincar.

Livro de Pano

Criado na Rocinha/Rio de Janeiro em 2006, no âmbito do projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha / CIESPI, sob a orientação do grupo Mulheres Solidárias: confecção e artesanato, tendo como inetercessores jovens Agentes Cultura Viva.
Descrição: Livro de pano que conta uma história de amigos que caminham pela Rocinha brincando, conversando e conhecendo o lugar onde vivem.

Casa de estuque

Criada na Rocinha/Rio de Janeiro em 2007, por Lino dos Santos Filho, no âmbito da Ação Griô inserida no projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha / CIESPI.
Descrição: Maquete de uma casa de estuque, construção característica da Rocinha em seus primeiros anos de formação. Confeccionada com madeira, argila e palha.

Ciranda de Cores

Criada no Horto/Rio de Janeiro em 2004, no âmbito do projeto Rede Brincar e Aprender / CIESPI, sob a orientação de Vicente Barros tendo como intercessora Joana D’Arc.
Descrição: 12 triângulos isósceles de tecidos coloridos, com suporte de bambu em sua base, que se conectam por cordões formando uma grande ciranda. Podem ser utilizados de diferentes formas, conectados ou não, possibilitando variadas formas de brincar.

Estandarte Centro Lúdico

Criado na Rocinha/Rio de Janeiro em 2005, pelo grupo Mulheres Solidárias, no âmbito do projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha /CIESPI. Descrição: Estandarte de tecido e bordados com fitas na borda inferior, que tem em seu centro a logomarca do Centro Lúdico.

Estandarte Griô

Criado para o cortejo brincante realizado no CIEP Dr. Bento Rubião/Rocinha/rio de Janeiro pela equipe de mestres e griôs no âmbito do projeto Rocinha Ontem e Hoje:Histórias Brincantes que faz parte da Ação Griô Nacional. Descrição: Estandarte colorido com pinturas de brinquedos e brincadeiras populares.

Pequenos Brinquedos

Criado na Rocinha/Rio de Janeiro em 2006, no âmbito do projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha / CIESPI, sob a orientação do grupo Mulheres Solidárias: confecção e artesanato, tendo como intercessores jovens Agentes Cultura Viva. Descrição: Fantoches de tecido.

Figurinos (chapéu e roupa, Visconde transgênico)

Criado na Rocinha/Rio de Janeiro em 2006, no âmbito do projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha / CIESPI, sob a orientação do grupo Mulheres Solidárias: confecção e artesanato, tendo como intercessores jovens Agentes Cultura Viva.
Descrição: Adereço de cabeça enfeitado por fuxicos e suporte de ombro com fitas em suas bordas que cobrem o corpo de quem o veste.

Instrumentos de percussão

Criados na Rocinha/Rio de Janeiro em 2008, por Robson Pacífico, no âmbito do projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha / CIESPI. Descrição: tan-tan, xequerê, zabumba, agogô.

Jacaré

Criado na Rocinha/ Rio de Janeiro em 2007, por Lino dos Santos Filho, no âmbito da Ação Griô inserida no projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha / CIESPI.
Descrição: Jacaré do tamanho de um animal verdadeiro, com estrutura de sucatas variadas.

Mapa-Jogo: No caminho, uma Rocinha Lúdica

Criado na Rocinha/Rio de Janeiro em 2007, no âmbito do projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha / CIESPI sob a orientação de Vicente Barros tendo como intercessores jovens Agentes Cultura Viva.
Descrição: Jogo de trilha que tem o mapa da Rocinha como tabuleiro. A proposta é percorrer as trilhas da Rocinha passando por casas coloridas que indicam diferentes cartelas: brincadeiras, história Rocinha, adivinhas e cantigas, sorte ou revés. Para a caminhada utiliza-se uma roleta – rodo do bonde. Uma proposta de convivência e compartilhamento sem ganhadores ou perdedores.

Mapa Vale do Café

Criado em 2009, pela equipe do Centro Lúdico, na convivência com parceiros dos Pontos de Cultura PIM/Vassouras e Jongo de Pinheiral, região do Vale do Café, e confeccionado por Maria da Paz e Robson Pacífico.
Descrição: Tabuleiro feito de tecido que simboliza um mapa do Vale do Café/Rio de Janeiro. Composto por um grande círculo central que apresenta de um lado o contorno do mapa da cidade de Vassouras e, do outro lado, o contorno do mapa da cidade de Pinheiral.
Esse círculo se apóia em um círculo maior que mostra, com pinturas, os caminhos de conexão, através do tempo, das 12 cidades que formam o Vale do Café – caminho de água (rio Paraíba), caminho de terra, caminho de ferro, caminho de asfalto. Em torno desse grande círculo, são conectados, através de botões, 11 círculos menores que indicam as demais cidades que formam Vale do Café.

Painel de HIstórias

Criado na Rocinha/Rio de Janeiro em 2006, no âmbito do projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha / CIESPI, sob a orientação do grupo Mulheres Solidárias: confecção e artesanato, tendo como inetercessores jovens Agentes Cultura Viva.
Descrição: Painel de tecido retangular que apresenta 6 ambientes diferentes onde se conectam, por velcro, pequenos bonecos-personagens.

Pegada

Criado na Rocinha e no Rio Comprido/Rio de Janeiro Comprido em 2007, no âmbito do projeto Rede Brincar e Aprender / CIESPI, sob a orientação de Vicente Barros tendo como intercessora Maria Marta Diniz da Silva.
Descrição: Tabuleiro que mostra caminhos feitos de pés e mãos. A proposta é circular pelas pegadas, a partir de números tirados nos dados, que levam a diferentes brincadeiras. Uma proposta de convivência e compartilhamento sem ganhadores ou perdedores.

Mapa solto da Rocinha

Criado na Rocinha/Rio de Janeiro em 2011, no âmbito do projeto Centro de Cultura e Educação Lúdica da Rocinha / CIESPI em parceria com o coletivo Imotiró, tendo jovens Arautos Brincantes como intercessores. Confeccionado pela artesã, Griô de Tradição Oral da Rocinha, Maria da Paz.
Descrição: Mapa da Rocinha como um quebra-cabeça. Criado em conexão com uma versão web que apresenta um painel dos espaços de brincar e da cultura lúdica da Rocinha.

Saia Barangandeira

Criada no Mangueira de Botafogo/Rio de Janeiro em 2005, no âmbito do projeto Rede Brincar e Aprender sob a orientação de Vicente Barros tendo como intercessora Gabriela Torres.
Descrição: Saia rodada com fitas e bolsos onde são colocados livros, papéis coloridos, bilhetes, pequenos brinquedos. Utilizada para dançar, contar e criar histórias, partilhar poesias, e o que mais se quiser inventar.

Saia de brinquedos

Criada em 2004 por educadoras de creches comunitárias da Rocinha/Rio de Janeiro, no âmbito do projeto Rede Brincar e Aprender.
Descrição: Saia rodada com bonecos e brinquedos aplicados em sua roda. Utilizada para contar e criar histórias, dançar e o que mais se quiser inventar.

Tapete de histórias e brincadeiras

Criado em Água Mineral/Rio de Janeiro em 2006, no âmbito do projeto Bibliotecas Comunitárias Transformando Espaços, sob a orientação de Vicente Barros tendo como intercessores agentes de leitura locais.
Descrição: Formado por Círculos coloridos de tamanhos diversos que se conectam por tiras através de botões. Criado originalmente como um tapete para contar e ouvir histórias, foi recriado pela equipe de jovens do Centro Lúdico como suporte para inúmeras brincadeiras populares.

Mapa Paraty - Rosa dos Ventos

Criado em 2010, pela equipe do Centro Lúdico, na região de Paraty/RJ, através da convivência com parceiros dos Pontos de Cultura Nhandeva e Campinho da Independência, da Aldeia Caiçara Praia do Sono, e do CEMBRA.
Descrição: As oito pontas dessa rosa dos ventos, além de orientar viajantes representam as riquezas e farturas da região com sua natureza exuberante: águas doces, águas salgadas, areias, terras, matas, fogo/calor, dia/luz, noite/de estrelas e escuridão. A estrela se apóia em dois círculos sobrepostos que representam os povos em movimento e suas culturas. No centro, um círculo vazado que mostrará sempre o chão onde o brinquedo estará colocado.


1